ODRES NOVOS

Faltando apenas 2 dias para o  13º Congresso Internacional de Louvor e Adoração Diante do Trono aqui em Belo Horizonte falaremos um pouco sobre a tema, Odres Novos. 

Odre é como se chama um antigo recipiente feito de pele de animal, geralmente de cabra, usado para o transporte de líquidos.

Ganha especial expressão cultural pelo uso dado no Novo Testamento, na Parábola Vinho Novo em Odres Velhos de Jesus Cristo em que não se coloca vinho novo em odres velhos. 

«Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.» (Mateus 9:17)
O significado literal destas figuras de Jesus é facilmente compreensível. Remendar calça velha com remendo de brim novo faz com que o novo remendo, encolhendo mais do que a calça velha, cause um rasgo maior. Colocar suco de uva fresco em odres velhos (que já foram esticados ao máximo) fará com que o couro se rompa quando o suco se expandir durante o processo de fermentação. Mas Jesus estava dando muito mais do que lições de costura ou indicação sobre os processos preferíveis de preparação de vinho.

O significado espiritual das figuras de Jesus se relaciona com o evangelho que ele ensinava. Ele não poderia ser contido dentro das velhas fórmulas e rituais dos fariseus. Ele romperia o molde. A nova mensagem que ele ensinava teria que ser acompanhada por novos métodos de adoração. Isto se ajusta com a exigência de Jesus de que nasçamos de novo (João 3). Ele veio para refazer-nos dos pés à cabeça. Sempre que tentarmos remendar nosso velho ser com um pouquinho de ensinamento do evangelho ou sempre que tentarmos simplesmente derramar alguma espiritualidade do Novo Testamento dentro de nossas velhas vidas, o resultado será um desastre colossal. Somente uma reforma completa servirá.
 
@leo_eliomar
Wikipedia,  Gary Fisher
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s