Olho por olho ou sabedoria e amor?

É mais fácil reagir com palavras duras à perseguição. Mas não é isso que Jesus ensina!

Ajudar

Certo deputado comentou na mídia, recentemente, que nós cristãos somos “palhaços”, e que as igrejas são circos. Alguns cristãos nas redes sociais encararam isso à mesma altura. Infelizmente, muitos reagiram com agressividade e colocaram “em cheque” o testemunho cristão.

“Eles querem respeito, mas não respeitam”, “Nos perseguem porque somos contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo”, “O deputado (…) está achando que vai nos parar, mas não vai”, entre outras frases que não falam nada, somente incitam a ira. “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Pv 15.1), o que Jesus quer de nós vai muito além de respostas duras contra a perseguição e o preconceito do mundo. Ele quer que façamos algo muito mais difícil: amemos.

É muito mais fácil reagir com revolta do que perdoar e amar. Reagir com agressividade e espírito de justiça é muito mais cômodo que servir e orar por aqueles que nos agridem e cospem em nossa fé. Jesus não precisa de defensores, mas de seguidores que compartilham a cruz. “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me”. (Mateus 16.24)

Nessas horas de briga e perseguição devemos apoiar os perseguidos em oração e ter sabedoria para não cair na armadilha do inimigo. Se o pastor Marcos Feliciano está enfrentando perseguição ou falhou em algo que disse, cumpramos o que Paulo orienta em Colossenses 3.13. Se o deputado, que deliberadamente decidiu provocar o povo cristão tentando “ferir” a nossa fé, disser que somos isso ou aquilo, cumpramos o que Jesus ensina: “Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra”. (Mateus 5.38-39)

Nossa luta não é contra carne nem sangue. Nossa luta é contra principados e potestades que agem no mundo e enganam aqueles que ainda não conhecem a verdade. Você tem a missão deganhar essas pessoas para Jesus, salvar esses que lhe perseguem e cospem em sua fé. Mas como fazer isso se com suas palavras duras tem incitado a ira deles? Como atraí-los para Jesus se eles não vêm amor em suas atitudes? Se você escreveu ou falou algo duro sobre isso, e ainda faz isso, saiba que suas respostas diante da perseguição não têm sido sábias.

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (João 16.33) Você não precisa defender a Jesus, somente nunca negá-lo. Você precisa entender que Ele venceu o mundo com misericórdia (Lucas 23.34), amor (Marcos 12.33) e bondade (João 8.11). Por isso, você também deve viver assim. E vai, se você se dispor, porque Ele mesmo garantiu que você conseguiria: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai”. (João 14.12)

 Stephanie Zanandrais 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s