A Terra Vista do Céu

vista do céu 2

A capital mineira recebeu no final de julho, a exposição “A Terra Vista do Céu ” do renomado fotógrafo e ativista ambiental francês Yann Arthus-Bertrand. A mostra, que já foi vista por 120 milhões de pessoas em todo mundo, ocupa as grades do Parque Municipal Américo Renné Giannetti até o dia 1º de setembro. Exposição aberta ao público e gratuita.

“A Terra Vista do Céu”
São 130 fotografias que revelam um planeta incrivelmente belo e, ao mesmo tempo, frágil diante da degradação causada pelas ações do homem.

Um destaque da mostra é um Planisfério, um mapa mundi de 200 m2 em que as pessoas, e particularmente as crianças, podem identificar os pontos geográficos das fotografias e interagir com a obra caminhando sobre ele, levando a sensação de estar andando sobre o mundo. Este planisfério esta localizado na entrada principal do Parque.

vista do céu 5

A ideia de Yann Arthus-Bertrand de registrar a beleza do planeta Terra e a fragilidade da natureza por um novo ângulo, surgiu no Brasil durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a “Eco 92”, há 20 anos.

Foi a partir dali que Yann Arthus-Bertrand decidiu iniciar um grande projeto fotográfico para poder propor para o ano 2000 um retrato do planeta – A Terra Vista do Céu – com fotos tiradas do alto de helicópteros e balões. 

Educação
O projeto disponibiliza download gratuito de material educativo, e a impressão de um caderno educativo de 22 páginas que será distribuído para os grupos de escolares, crianças e jovens visitantes da exposição, com intuito de incentivar o trabalho em sala de aula acerca do tema da sustentabilidade.

vista do céu 4

O projeto oferece também visitas guiadas para estudantes e para o público em geral, que poderão ser agendadas no centro de visitantes, localizado na entrada principal do Parque, ou via email: educativo@bonfilm.com.br.

Yann Arthus-Bertran
Fotógrafo, jornalista e ambientalista natural da França, desde a infância Yann se interessa pela natureza e pela vida selvagem. Ainda na adolescência tornou-se assistente de direção de filmes, mas largou o cinema para gerenciar um parque ambiental no sul da França.

Desde 2005, é presidente da Fundação “Good Planet”, cuja missão é a luta contra as mudanças climáticas através do programa Action Carbone, que propõe a implementação de ações para reduzir e compensar emissões de gás carbônico, além de atuar na educação ambiental e projetos culturais. Atualmente, o fotógrafo está em filmagem do seu novo longa intitulado “Human”.

vista do céu 3

Outras informações no site: www.terravistadoceu.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s