Perseverança

“Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa” (Hb 10.36)

violino 3

Quando meu filho André tinha quatro anos, começou estudar violino. Pouco tempo depois quase parou, pois a desmotivação, mesmo quando há talento, é muito fácil de instalar, principalmente quando o grau de dificuldade da atividade proposta se impõe como um grande desafio.

Hoje o vi tocando como spala (violinista líder) da orquestra da qual faz parte, Camerata Jovem de Porto Alegre, quase treze anos já se passaram desde que ele começou a estudar esse difícil instrumento. A chave foi a perseverança, pois a continuidade hoje em dia não é algo fácil.

Vivemos dias de muitas distrações e desafios, em que é muito fácil perder a motivação e o foco. E isso é fácil ver também na igreja. Muitos perdem a vontade de prosseguir e param no caminho.

Em primeiro lugar o passo inicial para a perseverança é a fé. Sem fé não se vai a lugar nenhum. Quem crê prossegue, vai além e continua na jornada sem olhar para traz. Segundo, a perseverança é realçada quando existem alvos definidos. Pessoas sem alvos desistem com facilidade. No caso do meu filho, fui colocando para ele os alvos de cada volume de seu curso, os quais foram sendo vencidos gradativamente. Em terceiro lugar, a perseverança é fruto de trabalho. Quando nos esforçamos para atingir os alvos, sendo motivados a vencermos as próximas etapas como desafios de conquista e superação.

Assim é tudo na vida. Esses três ingredientes são instrumentos eficazes de vitória nessa jornada que Deus nos dá para trilhar. Vida vitoriosa é uma vida de conquista, e conquista é fruto direto de perseverança.

O texto dito aos Hebreus, que citei, é proclamado a quem tinha tudo para desistir, em função dos acontecimentos que os afligiam, mas por causa da fé, seus alvos e seu trabalho não o fizeram, pois colocaram sua inteira confiança em Deus para seguirem adiante.

Nos dias difíceis que vivemos, esses ingredientes são, sobremaneira, essenciais para continuarmos vivendo a vida que Deus propõe para nós. Uma vida de conquistas e muitas vitórias. Acima de coragem e talento, perseverança é a virtude suprema de Deus para os nossos dias.

Por: Asaph Borba

Imagem: Internet

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s